Colégio Centro do Saber

Educação infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA e Pré-vestibular

A IMPORTÂNCIA DA ROTINA NO DESENVOLVIMENTO DA ORGANIZAÇÃO MENTAL

A IMPORTÂNCIA DA ROTINA NO DESENVOLVIMENTO DA ORGANIZAÇÃO MENTAL
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

COMPORTAMENTO E SAÚDE MENTAL

https://arquitetandoestilos.com/importancia-da-rotina/

A IMPORTÂNCIA DA ROTINA NO DESENVOLVIMENTO DA ORGANIZAÇÃO MENTAL
Talita Felipe
Atendendo a pedidos, hoje vamos conversar um pouco sobre rotina, a importância dela para o desenvolvimento das crianças…

A gente pensa muito pouco no impacto que nossas ações tem e terão na vida dos pequenos, deve ser por que para nós alguns conceitos estão naturalizados, um deles é modo como organizamos (ou não) nossas tarefas e principalmente o nosso pensamento.

Pode parecer bobagem, mas para algumas pessoas, organizar tarefas é algo completamente impraticável, e quando se vai refletir sobre essa dificuldade fica nítido que para poder organizar-se com relação ao que é externo, precisa-se primeiramente estar com o pensamento (que é interno) organizado.

Essas pessoas, que possuem esta dificuldade, via de regra perdem muito mais tempo com afazeres do que seria necessário caso tivessem se organizado. Elas tendem a ser esquecidas, perderem prazos e objetos, e provavelmente são prejudicadas na vida pessoal e profissional por causa disto. Em alguns casos, no contexto clínico, é possível perceber que o adulto que sofre com este problema, na verdade tem características de TDA (Transtorno do Deficit de Atenção), e para este caso faz-se o encaminhamento para o médico neurologista, além do treino na terapia. Mas nem todos os casos são assim, algumas vezes trata-se apenas de um repertório, ou seja, o modo como aquela pessoa cresceu sem aprender a organizar seus pensamentos e ações.

Quando elevamos este raciocínio às crianças e adolescentes pode-se compreender que a capacidade de organizar-se mentalmente os fará capazes de escrever textos e redações organizadas e coesas, expressar suas ideias de forma compreensível, entender o interlocutor de modo satisfatório, enfim, não precisar conviver e nem impor a convivência dos problemas mencionados ali em cima.

Que a organização mental é importante para qualquer pessoa e em qualquer momento da vida já entendemos, OK. Precisa ficar claro agora que adultos desorganizados não podem proporcionar esta aprendizagem aos filhos, como sempre, se o problema existe ele precisa ser trabalhado primeiro no adulto. Ou seja, se você é desorganizado com os pensamentos e ações, PRECISA buscar ajuda para que seu(sua) filho(a) consiga ser organizado.

Caso você não precise de ajuda para organizar seus pensamentos, a primeira forma de promover a organização mental das crianças é através da rotina, crianças muito mais do que nós adultos (que também precisamos) precisam de rotina, de horários estabelecidos, de ter hora para dormir, estudar, acordar, brincar, ficar na frente do celular ou tablete (confira dicas sobre isso AQUI), comer, fazer higiene pessoal, e etc. É claro que por vezes existem eventos que vão alterar nossa rotina e a delas, mas eles precisam ser exceções e nunca a regra.

Em caso de pais separados, ou crianças que convivem em casas diferentes em consequência à organização dos adultos responsáveis por elas, isto se torna ainda mais difícil, e justo por isso é preciso que seja prioridade e que o máximo da mesma rotina seja cumprido em todos os lugares, por exemplo, é importante que tanto na casa da mãe quanto na casa do pai os mesmos horários estejam estabelecidos e sejam cumpridos, principalmente quando se trata de guarda compartilhada, em que o(a) filho(a) passa tanto dias de semana quanto finais de semana na casa de ambos.

Quando a criança ou adolescente fica apenas aos finais de semana na casa de uns dos pais isto pode ser um pouco mais maleável, mas não muito por que senão atrapalha toda a rotina da semana e ele(a) vai demorar dois ou três dias para se acostumar de novo, ou seja, quando conseguir voltar à rotina já estará perto do final de semana e assim sucessivamente.

Espero ter ajudado vocês a refletirem sobre a importância da rotina para os filhos, pode parecer difícil mas é extremamente compensador a curto e longo prazo. Beijinhos e até a próxima!

 
CRIANÇAS

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Artigos Relacionados